terça-feira, 10 de maio de 2011

Filme Trainspotting - Comentário


Depois da visualização do filme Trainspotting, deixem aqui o vosso comentário!Qual o principal assunto abordado? Consideram um tema preocupante na atualidade? Na vossa opinião quais as principais causas que levam a este flagelo?

13 comentários:

  1. Neste filme o tema fulcral são sem dúvida alguma as drogas, demonstra ao pormenor a dificuldade com que os toxicodependentes se deparam para tentar largar um vício por eles criado. Um filme já com alguns anos mas que já na altura tinha a visão do que ainda hoje persiste em existir na nossa sociedade. Apesar dos avisos, das campanhas ainda hoje em dia existem muitos jovens a entrar na fase da experimentação de drogas leves e de seguida sem travão, passam para as mais duras. Na minha opinião não é só a pobreza a que leva para este tipo de destruição pessoal, penso que através da experimentação deparam-se com um estado de espírito pessoal que os fazem sentir livres de preocupações. O mais difícil da nossa vida é simplesmente viver a vida, aguentar com as desilusões e com os percalços a que somos sujeitos. Nesses casos usam as drogas como uma escapatória fácil, o problema está que quando dão por ela já estão tão agarrados ao vício que parece impossível saírem dele. Têm que ter uma grande força de vontade para superarem este problema e flagelo que continuará a existir na nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  2. O filme fala-nos de um grupo de jovens de Edimburgo na década de noventa,que buscam o prazer imediato da heroína, e que para arranjar dinheiro para o consumo fazem tudo o possível e imaginário!!Nos dias de hoje existem outro tipo de drogas/problemas que atingiram a nossa sociedade, mas que não deixam de ser preocupantes, este flagelo é muitas vezes associado a problemas sociais, como o desemprego, a pobreza, mas não só, pois as drogas afectam toda a sociedade, cada vez mais é usado como agente recreativo, em festas, discotecas, e acabam por bater à "porta" de todos nós.

    ResponderEliminar
  3. O principal assunto abordado neste filme são as drogas pesadas, nestes caso a heroína.
    Achei o filme muito interessante pois relata o que se passa hoje em dia, os jovens procuram distrair-se de várias maneiras, nem sempre as mais correctas. Utilizando muitas vezes a desculpa que a droga é um escape, da vida entediada que levam.
    E como todas as pessoas que utilizam frequentemente dizem que não há nada igual que é uma sensação única, leva a que as drogas nomeadamente a heroína, tenham cada vez mais adeptos.
    Penso que este assunto é muito problemático, pois leva-nos para outros campos, pois não tendo dinheiro para manter o vício eles fazem de tudo para o manter, e se não tiverem pais que os sustentem, vão roubar, matar, vender a alma ao diabo por uma dose de heroína.

    ResponderEliminar
  4. Filme Trainspotting
    Este filme trata de uma realidade em que na altura em que saiu o filme era um tema super actual. A heroína ainda era uma droga muito comum entre os jovens. Este filme esta um pouco exagerado mas é mesmo isso que ele quer transmitir pois as vivencias das pessoas que usam esta droga não esta muito longe do que se viu no Trainspotting.
    No final como tudo na vida safasse o mais esperto e também o que olhava mais para um futuro normal, o que lhe deu bastante força de vontade ate para largar a droga.

    ResponderEliminar
  5. trainspotting

    A minha opinião sobre o filme é bastante clara, NÃO SE DROGUEM.
    Este filme mostra efectivamente que cada um toma o seu próprio caminho, uns com juízo outros não.
    O filme mostra-nos que naquele tempo que os seus tempos livres eram passados a maioria das vezes a drogarem-se, a beber, a fazer asneiras e até roubar.
    Os jovens entravam de uma tal maneira em paranóias devidas á drogam que esqueciam tudo á sua volta, como veio a suceder com a morte do bebé, por os pais, neste caso mãe, ser uma irresponsável e sujeitar uma criança a viver com aquele dia a dia.
    Esta é uma história que nos faz pensar muito, e faz nos perceber que há coisas mais graves do que aquelas que nos preocupamos no nosso dia-a-dia
    Há pessoas que se queixam que as tecnologias vieram para substituir o convívio, mas neste filme mostra-nos que mais vale ficarmos em casa colados na internet, em vez de estarmos num beco com amigos a drogar e a dizer que isto sim é que é vida.

    ResponderEliminar
  6. O principal assunto abordado no filme é sobre o vício da heroína e como os consumidores passam para deixarem este vício os atormenta. Este assunto pode e muito preocupante na actualidade devido a ser um tema muito preocupante que levam as vidas a ruína e da família que não consegue fazer nada para os ajudar. E cada vez mais é difícil para as pessoas que consomem sair e ter vida digna como qualquer pessoa consegue ter. As principais causas que podem levar as pessoas a utilizar as drogas como forma de se sentirem se felizes podem ser razões familiares, profissionais, amorosas, solidão podem levar a que as pessoas não consigam ser felizes sem usarem qualquer tipo de substancia alucinogénas.

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  7. Este filme retrata a sociedade dos anos 90 é um filme pesado mas que mostra a realidade vivida naquele tempo, o filme praticamente fala-nos dos vícios que havia naquele tempo, mas o principal assunto era as drogas. Relata á vida de quem era viciado e como viviam para sobreviver. Mas a moral do filme é que com a droga ninguém tem amigos, mas sim interesses.

    ResponderEliminar
  8. Este filme conta-nos a história de quatro jovens e do seu envolvimento no mundo das drogas duras.

    É um relato fiel que demostra bem este flagelo que é transversal a todas as áreas da sociedade e estratos sociais.

    É um filme que em alguns casos pode ferir a susceptibilidade dos espectadores devido as suas cenas fortes como por exemplo o caso em que uma criança morre de fome e começa a apresentar sinais de decomposição.

    Penso que esta foi a forma que o autor encontrou para fazer chegar a mensagem e dessa forma alertar e sensibilizar o maior número de pessoas para esta problemática que no fundo acaba por nos afectar a todos, quanto mais não seja devido a existência de uma economia paralela que alimenta poucos em detrimento de muitos.

    ResponderEliminar
  9. Trainspotting
    O filme retrata a vida de um grupo de amigos escoceses, as suas aventuras e desventuras no estilo de vida marginal que eles levavam, desde as relações amorosas à própria relação que eles tinham uns com os outros. Mas essencialmente o filme fala sobre um tema muito sério (que é a toxicodependência) e que atinge também uma grande parte da juventude portuguesa de uma forma humorística, e a constante luta desse grupo de amigos para se livrar desse vicio, mas com muito humor à mistura sem cair no erro de dramatizar demais o tema, porque dramático já ele é para muitas famílias. Quanto ao filme propriamente dito ele mostra a trajectória de Renton, o protagonista da história e dos seus amigos toxicodependentes que vivem no submundo de Edimburgo. Junto com seus amigos, vive loucamente até o dia em que decide abandonar o vício da heroína. Isto acontece depois de várias tentativas falhadas, em que um dos amigos “sick boy” lhes propõe um negócio de droga em que eles podiam ganhar muito dinheiro, depois do negócio feito é quando ele decide roubar a parte dos amigos e fugir desse mundo decadente e altamente destrutivo que é o mundo da droga e assim mudar de vida.

    ResponderEliminar
  10. O filme fala-nos sobre a vida de um grupo de amigos, consumidores de drogas.
    A reviravolta que as suas vidas dão, passam da diversão a dependência das drogas, e as tentativas de abandono do vício são alguns dos assuntos retratados.
    A história do filme passasse em Edimburgo na Escócia e gira em torno de jovens sem juízo, mergulhados nas drogas e nas próprias fantasias, chegam a roubar, entre outros casos de imprudência, o mais importante no momento é ficar mais drogado, porem o tempo vai passando e cada um segue o seu caminho as irresponsabilidades do passado dá lugar a vida real.

    ResponderEliminar
  11. A vida de um grupo de jovens escoceses mergulhados no vício das drogas para fugir ao mundo real e a caminho da autodestruição. As consequências das suas atitudes nas relações familiares e sociais e a descoberta de que afinal não existem soluções fáceis para acabar com a solidão e a dor que a vida lhes proporciona… Um bom filme que retrata sem moralismo ou falsas mensagens o submundo das drogas!

    ResponderEliminar
  12. O filme retrata a vida de um jovem e do seu grupo de amigos nos anos 90 mergulhados no vício da droga que os transporta constantemente para alucinações absurdas que os privam da sua própria realidade. É disto exemplo a morte de um bebé, filho de um dos membros do grupo de amigos, por desidratação derivado à dependência à droga.
    Apesar de parecer ser um pouco exagerada, penso que o filme não está muito longe da realidade do verdadeiro mundo da droga, presumindo pelo elevado número de jovens que não conseguem virar as costas a esta dependência.

    ResponderEliminar