terça-feira, 1 de março de 2011

Filme "O Barco do Rock"



Depois da visualização deste filme, deixem aqui os vossos comentários ;) Acharam interessante? Porquê? Qual a temática do filme?

9 comentários:

  1. Neste filme vimos a mudança que existiu nos meados da década de 60, aquando finalmente se legalizou as rádios inglesas a nível nacional. Na altura havia um grande bloqueio e controlo musical realizado pelo governo britânico e a única forma de se poder passar tanto pop como rock de uma forma livre seria neste barco. Até então a liberdade de expressão e escolha musical seria obrigatoriamente pirata. O governo tentou de enumeras formas terminar com essa situação mas a opinião pública deu o seu parecer concordando com a liberdade de escolha musical. E assim no fim do ano de 67 finalmente essa barreira foi ultrapassada e hoje em dia mais de 200 rádios existem no reino unido. Gostei de ver este filme, de facto nunca o tinha visualizado, tocou em pontos marcantes da sociedade inglesa de uma forma sátira e humorística que nos fez captar toda a nossa atenção, muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O filme segue o dia-a-dia da Rádio Rock e dos seus membros um grupo de DJs de Rock.
    Durante o pós-guerra, chamada era dourada da música pop/Rock Britânica conhecida por ser rica em inspiração musical de todo o tipo, a única rádio, a BBC passava apenas 2 horas de rock por semana, então um grupo de amigos monta uma emissora num grande barco de pesca atracado no Mar do Norte para poder passar as musicas que gostavam.
    A rádio pirata passava rock e pop, 24h por dia, e ao que parece era ouvida por mais de 20 milhões de pessoas, metade da população do Reino Unido, e ouviam as rádios piratas todos os dias e sintonizam as suas vidas a este novo tipo de cultura "underground".
    Embora o governo não aprova-se estas rádios e criando mesmo leis para as impedirem de difundir rock e pop, sendo perseguidos por um oficial do Governo Britânico, que não tinha qualquer simpatia pelos transgressores da lei.
    Uma comédia baseada na história das famosas Radio Caroline, que desafiaram o poder político e ajudaram a difundir a música dos Beatles, Rolling Stones, Jimmy Hendrix e muitos outros, que fazem agora parte da história musical do século XX.

    ResponderEliminar
  4. O filme está a relatar o princípio da rádio onde existiam varias rádios piratas onde muitas passavam música. E o governo inglês queria por fim a estas rádios por causa destas rádios serem ouvidos por milhões de pessoas no reino unido. Estas rádios para o governo inglês podia ser um intuito de perca de eleitores e de incentivo para os jovens fazerem manifestações contra o próprio governo. E onde eles acabaram por serem perseguidos pelas autoridades inglesas como forma de acabarem com a rádio rock que para eles eram um grave problema. E como não havia qualquer lei que proibisse as rádios piratas eles queria a qualquer jeito acabar com estas rádios. No fim do filme o barco teve um problema onde se estava a afundar no mar do norte onde foi pedido ajuda devido a eles tarem se a naufragar. E para o governo era preferível deixarem os morrer do que gastarem dinheiro com o seu salvamento. E foi preciso as pessoas com os seus próprios meios irem lá os resgatar.

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  5. Este filme fala-nos da década dos anos 60, da época de ouro do rock e das rádios piratas, que se encontravam em barcos no mar britânico, e que naquela altura “ditavam as regras”.
    Como naquela altura a BBC só passava duas horas de música rock, o povo ouvia a maioria das rádios piratas que passavam durante 24h por dia música rock. Seguindo os seus concelhos o povo britânico seguia essas rádios, e acarinhava-as.
    Aquando a iniciativa do governo britânico de acabar com as mesmas, sentiram o imenso apoio dos seus fãs.
    Gostei de todas as partes do filme em geral acho, que foi um filme bem concebido, gostei de todas a peripécias do filme e dos atores, que em particular tinham grande jeito para aquilo que faziam. Gostei principalmente do fim em que todos os fãs se juntaram para ir ajuda-los quando o barco afundara.

    ResponderEliminar
  6. Gostei! Não é um grande filme mas vê-se muito bem. Os personagens são excelentes, muito bem conseguidos! O filme passa-se nos anos 60, os anos de ouro da música pop britânica, época em que a BBC apenas passava 2 horas de rock por semana. Contrariamente as rádios piratas passavam rock e pop desde o alto mar 24 horas por dia e eram ouvidas por milhões de pessoas. O filme mostra o dia-a-dia da Rádio Rock, uma rádio pirata localizada no Mar do Norte, e dos seus membros……

    ResponderEliminar
  7. The Boat that rocked
    Inspirado na revolução das rádios piratas britânicas dos anos de 1960, o filme conta a história de um grupo de DJ’s que monta uma emissora num navio de pesca atracado na costa da Inglaterra. Uma altura em que a principal rádio do país, a BBC, dedicava apenas duas horas por semana a tocar rock and roll. È então que a emissora pirata cria uma programação de rock 24 horas por dia. O sucesso é imediato. Consequentemente um oficial do governo inglês vai fazer tudo para parar com a difusão da programação da rádio.
    Pessoalmente gostei do filme, fundamentalmente devido à banda sonora, mas também devido à ideia principal do filme que me parece ser o entrave do governo na evolução natural de uma sociedade. Um filme libertino, revelador e divertido que de certa forma retrata bem a empatia que existe entre os seres humanos e nenhuma lei ou norma pode destruir essa ligação.

    ResponderEliminar
  8. O Barco do Rock
    O filme é passado nos anos 60 em Inglaterra em que um grupo de DJs passava a música numa rádio pirata a partir de um barco localizado no meio do Mar do Norte, isto numa altura em que a cultura do Rock’n’Roll tomava conta da juventude inglesa e em que bandas como os Rolling Stones, The Kinks, Jimmy Hendrix e outros tomavam de assalto a cultura underground que os jovens adoptaram como sua e levavam os pais à “loucura”, enquanto a BBC passava apenas 2 horas de rock por semana, as rádios piratas como a que é retratada no filme passavam rock e pop desde o alto mar. O filme segue o dia-a-dia da Rádio Rock – uma rádio pirata e dos seus membros – um ecléctico grupo de DJs de Rock que incluem “O Conde”, com a sua personalidade marcada, o americano deus das ondas de rádio; Quentin, o manda-chuva; Gavin, o mais popular DJ de Inglaterra, que acaba de regressar de uma viagem recheada de drogas pela América para assumir o seu merecido lugar; Dave, um irónico e inteligente co-locutor. Todos a procurar escapar a um oficial do Governo Britânico, sem qualquer simpatia pelos transgressores da lei.

    ResponderEliminar
  9. O filme retrata um grupo da Radio Rock dos anos 60, de uma rádio pirata localizada no meio do Mar do Norte. É uma comédia onde o romance tem lugar entre os jovens e a música pop dos anos 60. É sobre um grupo de DJs boémios que conquistaram o Reino Unido, tocando a música que definiu uma geração e assim fazendo frente ao governo que preferia jazz.

    ResponderEliminar