sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Filme "Neste Mundo" de Michael Winterbottom



Depois da visualização do filme “Neste Mundo” de Michael Winterbottom, procedam ao seu resumo, dando a vossa opinião pessoal acerca do mesmo ;)

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "In This World"
    é um filme que questiona a vida e a sobrevivência humana e nos mostra uma realidade, a de que algumas grandes potências como são o caso dos Estados Unidos, estão longe de perceber realidades como esta, associando apenas estes povos ao islamismo e a actos terroristas, como lhes convém para justificar a guerra de que se alimentam cada vez mais, tornando o fosso cada vez maior, em qualquer parte do nosso planeta.
    Os principais actores são dois exilados afegãos, Jamal e Enayatulhal, que partem para Londres. Para isso, passam por países como o Irão, Turquia, Itália e França, sempre enfiados dentro da carga de caminhões e navios e, como se não bastasse, ao longo dessa atribulada viagem feita em condições precárias ainda são enganados várias vezes.

    ResponderEliminar
  3. O filme “In this World” retrata a fuga de dois primos de uma província Paquistanesa para o sonho chamado “Europa”.
    A família do Enayat e do primo Jamal decide enviá-los ilegalmente para Londres para ter uma vida melhor, eles contratam coiotes (termo para contrabandistas) para levar os primos através do Irão e da Turquia para a Itália França e finalmente para Londres escondido dentro de camiões e contentores.
    Como estes refugiados vão para o Paquistão, vivem em barracas e tudo o que têm que passar quando eles decidem procurar uma vida melhor numa das maiores cidades do mundo, Londres.
    As dificuldades que os dois jovens têm de passar são apresentados de tal forma que nos faz entender que estas coisas realmente acontecem.
    Este filme faz-nos ter consciência dos problemas mais importantes do mundo, tais como desigualdade, pobreza e até mesmo crime do trafico humano

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Comentário sobre filme
    Este filme fala-nos de dois primos que viviam num campo de refugiados no Paquistão e tentam ir para Inglaterra para melhorar a sua condição de vida. Estes dois primos têm que pagar a sua segurança nesta viagem. Esta Segurança não é 100% garantida. Pelo contrario a segurança para estes imigrantes não era quase nenhuma.
    Esta viagem é bastante atribulada pois é quase toda feita por terra e em transportes sem condições nenhumas. Eles são apanhados algumas vezes e voltam para trás na sua viagem onde tem que pagar novamente a sua ida para Inglaterra.
    A certa altura lá conseguem apanhar um barco ate Itália onde tinham que ir numa caixa com mais imigrantes ilegais e passar 40 horas dentro dessa caixa com mais o menos cinco metros quadrados.
    No final chegando a Itália poucos sobreviverão mas um dos primos o mais novo que tinha 16 consegue chegar a bom porto e finalmente chega a Londres onde pode informar a sua família que só ele tinha chegado ao destino.

    ResponderEliminar
  6. Jamal (Jamal Udin Torabi) e Enayat (Enayatullah) são as personagens principais do filme. E vivem na cidade de Peshawar, na fronteira do Paquistão, vivendo ambos em extrema miséria o primo que trabalhava numa fábrica de tijolos deside ir para inglaterra para ter uma vida melhor, Jamal, pede aos pais para ir também com o primo. A viagem é feita clandestinamente, por traficantes de ópio, cigarros e peças de carro roubadas, sendo um caminho longo e perigoso. Eles entram no Irão escondidos em camioes e vão a pé pelas montanhas até chegarem à Turquia. Em Istambul a dupla consegue emprego, com o objetivo de conseguir dinheiro para pagar a próxima etapa da viagem, uma viagem de navio até a Itália. Que corre mal ao primo pois acaba por morrer com falta de oxigénio, pois viajavam no circuito mais barato da clandestinidade, vendo se sózinho em Itália Jamal tenta arranjar dinheiro para seguir viagem vendendo umas pulseiras, e roubando uma carteira a um casal, chegando a Inglaterra sozinho e sem documentos. Sendo uma viagem dolorosa tanto fisica como psicologicamente, o que não lhe veio a servir de nada, pois quando fez 18 anos, teve que voltar para o seu país.
    Eu gostei do filme apesar de chocar um pouco, é a verdadeira realidade é o que acontece a quem quer fugir da miséria e não tem dinheiro sufuciente para sair do seu pais recorrendo á clandestinidade, e que nem sempre têm sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Os primos vivem na fronteira do Paquistão com o Afeganistão. Para dar uma vida melhor para a família resolvem ir ilegalmente para Londres. O percurso leva os pelos antigos caminhos que muitas pessoas iam sob a responsabilidade de um homem que conheceram no Paquistão, cruzando o Médio Oriente e a Europa para chegarem ate Londres. Mas em várias situações eles são roubados como na primeira tentativa que fizeram para ir para Londres. Mas depois na segunda tentativa conseguem chegar a Turquia e conseguem um emprego onde ficam algum tempo até que aparece um homem que os mete num contentor e eles embarcam para a Europa precisamente a Itália onde após a longa viagem só sobrevive onde fica a vender algumas coisas para conseguir um bilhete de comboio para conseguir chegar a Londres. Em Londres ele telefona para o tio onde avisa que o primo morreu e diz que consegui chegar ao destino.O filme é a historia de quantas dificuldades passam as pessoas para conseguir ter uma vida melhor noutros países que não nos deles onde em uma vida de miséria e vivem por vezes com menos de 1euro por dia. E eles tentam a sua sorte para passarem por diversos obstáculos até conseguirem chegar ao destino onde muitos acabam por sucumbir durante a viagem.

    Luís Santos

    ResponderEliminar
  8. Emigrantes João, porque eles vão para o Exterior, para outro país.

    Imigrantes são aqueles vêm para o Interior, isto é, por exemplo os brasileiros, Romenos, Chineses que se encontram cá em Portugal são imigrantes para nós. Já os nossos que vão em busca de melhores condições de vida para outros países são emigrantes.

    ResponderEliminar
  9. Neste Mundo
    O filme conta-nos a história de Jamal e Enayat dois primos Afegãos que vivem refugiados na cidade de Peshawar, na fronteira do Paquistão, e que decidem ir para Inglaterra para ter uma vida melhor. A viagem é feita com a ajuda de pessoas pouco recomendáveis, sendo longa e perigosa. Eles entram no Irão de autocarro e depois disso seguem a viagem escondidos em camiões e vão a pé pelas montanhas do Curdistão até chegarem à Turquia. Em Istambul a dupla consegue emprego, com o objectivo de conseguir dinheiro para pagar a próxima etapa da viagem, Uma viagem de navio até a Itália, mas a viagem corre mal porque foram de barco dentro de um contentor onde o primo mais velho (Enayat) morre, assim como a maior parte das pessoas que ali viajavam, devido ao calor e á falta de oxigénio. Jamal consegue chegar a Itália e começa a vender artesanato na rua. Tudo isto para conseguir dinheiro para ir para Londres, até que ele acaba por roubar a carteira a uma senhora que estava numa esplanada e desta forma conseguiu dinheiro para a próxima etapa da viagem, ir para Paris de comboio. Chegado a Paris ele foi para uma localidade situada na costa norte de França, onde a partir daí viaja finalmente para Londres dentro de um contentor de um camião, onde arranja emprego a lavar pratos, mas não consegue o visto de trabalho. Assim por causa disso vê-se obrigado a ficar lá só até aos dezoito anos sendo depois deportado.

    ResponderEliminar
  10. Filme “ In This World”


    Sinceramente não me lembro muito bem do filme mas vou tentar resumir.
    A história mostra-nos dois primos afegãos que se aventuram numa odisseia/jornada clandestina de refugiados, do Paquistão a Inglaterra. Eles partem na esperança de uma vida melhor mas durante essa viagem eles sofrem muito.
    Esta história mostra-nos principalmente a coragem e a determinação destes dois afegãos que fazem de tudo para deixar a vida que têm para trás e tentarem ser felizes.
    Eles pagam a traficantes de pessoas para auxilia-los ao longo da fronteira, mas logo na primeira tentativa eles são logo parados pela polícia iraniana e voltaram ao Paquistão, mas depois já na segunda tentativa eles são bem sucedidos.


    Comentário:
    Este filme mostra-nos claramente a realidade destes povos e das constantes guerras em que estão envolvidos.
    É uma história verídica e emocionante, onde se vê imagens e cenas chocantes, refugiados dentro de contentores que nem dão para respirar e é por isso que quando esses contentores chegam aos seus destinos mais de metade já vai sem vida lá dentro.
    É um filme que eu recomendo.

    ResponderEliminar
  11. Nesta reflexão critica, o filme retrata a viagem de dois primos que viajam pelo Paquistão, Irão, Turquia, Itália e finalmente França até chegar a Londres. Sem documentos e com o dinheiro contado, os dois conseguem a viagem atraves de um contrabandista, o caminho até Londres é longo e muito perigoso, pois passam a pé por locais extremamente dificeis, atraves do Curdistão até a Turquia. Quando chegam a Istambul na Turquia arranjam um trabalho temporario juntamente com outros clandestinos de forma a ganhar um pouco mais de dinheiro para os ajudar no resto da viagem. Fazem uma viagem de barco numas pessimas condições durante muitas horas quase sem oxigenio e o primo do Jamal falece e ele por pouco tambem não sobrevive. Sozinho em Italia tenta soobreviver atraves de roubos, e quando consegue ter o sufeciente compre o bilhete de comboio para Paris o ultimo patamar para chegar a Londres. Para poder fazer a travessia para Londres esconde-se na parte de baixo de um camião e segue viagem assim escondido. Após toda esta complicada viagem já em Londres arranja um trabalho num café e finalmente dá noticias ao tio e comunica-lhe que está bem mas que o primo não chegou ao destino. Neste filme põe-nos a pensar no percurso, nos obstáculos e no risco que muitos emigrantes passam para poderem ter uma vida melhor, pois quando se está na miséria, pensa-se sempre que tem que haver algo melhor, e nunca se pensa nos perigos que possam por aí vir!

    ResponderEliminar
  12. Este filme retrata a viagem de dois primos que viviam num campo de refugiados no Paquistão e tentam ir para Inglaterra para melhorar a sua condição de vida. Os dois primos viajam pelo Paquistão, Irão, Turquia, Itália e finalmente França até chegar a Londres. Esta viagem é bastante insegura e atribulada pois é quase toda feita por terra e mar, em transportes sem condições nenhumas.
    Eles vão ter bastantes obstáculos pela frente, juntam-se assim aos milhões de refugiados que todos os anos colocam as suas vidas nas mãos de traficantes de pessoas. Escolhem a rota mais barata, mas também a mais longa e perigosa.
    Após toda esta complicada viagem já em Londres arranja um trabalho num café e finalmente dá notícias ao tio e comunica-lhe que está bem mas que o primo não chegou ao destino.
    Contudo este filme mostra-nos a realidade do nosso mundo e o que pessoas desses países tem de se sujeitar para poder levar uma vida melhor…

    ResponderEliminar
  13. “Neste Mundo”
    De Michael wintrebotton

    O filme retrata a vida de 2 primos, Jamal e Enayatullah que vivem na fronteira do Paquistão com o Afeganistão. E vão-se sujeitar a muitos perigos, na viagem das suas vidas, para conseguirem chegar a Londres (Inglaterra), este filme é o retrato da actualidade e a sua força de vontade para alcançarem os seus objectivos. Filipe Ferreira

    ResponderEliminar
  14. “Neste Mundo”
    de Michael Winterbottom

    O filme aborda o drama dos refugiados relatando a viagem de 2 primos Afegãos (Jamal e Enayatullah) refugiados no Paquistão que decidem ir para Inglaterra tentar uma vida melhor. Uma viagem longa e perigosa onde são muitas vezes escondidos dentro de camiões e contentores metálicos no meio das cargas onde muitos morrem sufocados... Não bastando as condições precárias em que viajam são muitas vezes enganados e privados dos seus bens pessoais pelos polícias das fronteiras e dos contrabandistas e traficantes de pessoas… Durante a viajem para Itália Enayatullah morre sufocado dentro do contentor e apenas Jamal sobrevive. Jamal fica a viver em Itália durante algum tempo até que um dia rouba a carteira a uma senhora que felizmente tinha dentro dinheiro suficiente para ele comprar um bilhete para Paris. Em Paris conhece Yusef num campo de exilados e juntos viajam para Londres num camião. Jamal chega finalmente a Londres e telefona ao seu tio a dizer que chegou mas que o seu primo morreu durante a viajem…
    O filme termina da mesma maneira que começou com imagens do campo de refugiados onde Jamal e Enayatullah se encontravam antes de começarem esta fatídica viagem…
    Este filme aborda com bastante realismo o facto de na fuga para outros países na busca de realidades sociais melhores, os refugiados acabarem muitas vezes vítimas de pessoas e sistemas corruptos…

    Ângela

    ResponderEliminar